Conheça o destino de resíduos separados e um parceiro da Bolsa de Reciclagem Anetix, quem lhe ajuda
- Anetix

- 5 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2021
Quem já separou o lixo em resíduos bem destintos pergunta se como estes estarão processados a posterior e sobretudo quer saber mais sobre a recolha. Por isso, vamos lhe apresentar um dos parceiros da Bolsa de Reciclagem Anetix, a RLR.


Introdução
Você dúvida, se tirar o lixo fora da vista e deitar no lixo comum e um hábito que vale a pena manter? Acredite, você não está sozinho. Muitas pessoas já estão a guardar um ou outro resíduo a espera que venha alguém recolher. Talvez se pergunta, qual é o fim do reaproveitamento destes resíduos recolhidos. Veja a seguir!
Separar o lixo
Supomos que separa do seu lixo comum um ou todos destes materiais como vidro, plástico, metais ou papelão. Algumas dicas encontrem aqui http://bolsadereciclagemanetix.online/.
Reutilizar ou Reciclar
Assim pergunta se por exemplo, porque não posso separar todos os tipos de embalagem? A resposta é que no mercado nacional não existem processos adequados para o aproveitamento de todos os resíduos. Existem dois processos genéricos de tratamento dos seus resíduos.
Reutilizar
Um objecto é reutilizado quando após a sua utilização é atribuído uma nova função, sem com isso alterar as suas propriedades físicas ou químicas. - Os materiais não retomam ao processamento industrial, evitando gastos com água, energia e libertação de poluentes para atmosfera.
- Os materiais aumentam o tempo útil de vida, reduzindo a utilização de aterros sanitários. As famílias moçambicanas adoptam com frequência. A embalagem de sorvete transformada no pote de açucar é um dos vários exemplos de reutilização de objectos no dia a dia. Alguns constroem barracas com garrafas de vidro.

Foto pela RLR: embalagens de sumo, reaproveitadas por iniciativas sociais e funcionalizadas como bolsas.
Reciclagem
Um objecto é reciclado, quando após a sua utilização, passa por um processo de transformação (física ou química), e torna-se máteria-prima para a produção de um novo objecto.
Na indústria, a reciclagem reduz o consumo de matéria-prima. Deste modo, os custos de produção são reduzidos consideravelmente. Temos como exemplo da prática de reciclagem de garrafas PET que são derretidas para produção de tecido.
Empresas nacionais e internacionais adoptam a reciclagem na produção industrial de diversas áreas, tais como: produção de embalagens, bacias, tubos, peças de carros, electrodomésticos, etc.
A Colecta selectiva
As práticas de reutilização e reciclagem bem-sucedida, dependem de uma acção prévia: a colecta selectiva. Em poucas palavras, a colecta selectiva consiste em recolher os resíduos separadamente, de acordo com a sua origem: plástico, metal, papel, orgânico, etc.
Em Moçambique, existem empresas que se dedicam à a colecta selectiva e posterior distribuição dos resíduos para pontos de reciclagem ou reutilização, como é o caso da RLR - Recolha de Lixo Reciclável.


Os serviços de limpeza da RLR - Recolha de Lixo Reciclável
A RLR-Recolha de Lixo Reciclável (Recolixo) é uma microempresa criada em 2014, com sede em Maputo, Bairro Polana Cimento B, Av. Eduardo Mondlane nº 763, 1º andar, vocacionada a recolha de lixo reciclável e comum (húmido), prestação de serviços de: Sensibilização ambiental sobre Gestão de Resíduos Sólidos-GRS, limpeza nos eventos, ateliês de reciclagem (Artesanato-reutilização de resíduos sólidos para a produção de objectos de uso e decoração), montagem de baldes fixos e móveis para a deposição de resíduos, montagem de Ecopontos (infraestruturas para a deposição de resíduos de forma selectiva) e destruição de arquivos confidenciais
A RLR efectua a recolha em residências e empresas. O material deve estar devidamente separado (plástico, vidro, papel, metais etc,). O peso máximo é de 80Kg, volume de 3 m³.
A recolha também abrange escritórios, com contrato de prestação de serviços.
Existem 2 pacotes de serviços, um para a recolha com o triciclo outro com a camioneta. Em ambos pacotes paga se a recolha pontual ou por prestação mensal. Os preços variam entre 250 Mt até 1500 Mt para as recolhas pontuais.
Contacto: Mobile: (+258) 84 64 37 92 4, (+258) 84 49 25 55 4, E-mail: recolixor@gmail.com, Facebook
Conclusão
Resumindo, como referido no paragrafo Reutilizar ou Reciclar, nem todos os materiais que achamos apto para ser reaproveitados podemos entregar a quem presta o serviço da recolha selectiva. Por isso é importante na bolsa de reciclagem anetix os anúncios https://en.anetixmz.com/plataforma constantemente, pois os anúncios de compra especificam os materiais aceites.







Comentários